terça-feira, 1 de maio de 2007

Outras Tecnologias



Relógio Despertador


Há modelos de relógio despertador vibratório para surdos, deficientes auditivos e pessoas com sono profundo. Esses equipamentos possuem display digital e oferecem opções para despertar: por vibração e alarme sonoro.

Telefone para surdos

Existem modelos de telefones para surdos que têm sido instalados em terminais rodoviários e vários outros locais de acesso público. Há modelos completos com: teclado alfanumérico, visor, monofone e leitor de cartões telefônicos. Este último pode ser utilizado tanto por surdos como por usuários convencionais.


Tecnologias Assistivas


Quando se fala em Tecnologias Assistivas, algumas questões precisam ser esclarecidas para que possamos entender e planejar ações de forma consciente e adequada.

A primeira talvez seja definir o que são Tecnologias Assistivas e quais os recursos/equipamentos/procedimentos que podem contribuir para a assessibilidade de pessoas surdas ou com baixa acuidade auditiva aos meios de comunicação e interação.

Falando sobre Tecnologias Assistivas de forma abrangente, Amanda Meincke Melo (2005) indica que estas:

"são recursos e serviços que visam facilitar o desenvolvimento de atividades da vida diária por pessoas com deficiência. Procuram aumentar capacidades funcionais e, assim, promover a autonomia e a independência de quem as utiliza. Existem tecnologias assistivas para auxiliar na locomoção, no acesso à informação e na comunicação, no controle do ambiente, e em diversas atividades do cotidiano, como o estudo, o trabalho e o lazer" (http://www.todosnos.unicamp.br/Diferencas/Recursos/tecnologias_assistivas_html).


No que diz respeito às necessidades de pessoas com Deficiência Auditiva, temos que algumas pessoas surdas, que possuem, como primeira língua, a língua de sinais e podem não conseguir ler fluentemente uma língua, ou falar claramente, precisam de um atendimento diferenciado.

Assim, de acordo com o SERPRO ( Serviço Federal de Processamento de Dados http://www.serpro.gov.br/acessibilidade/acesso.php), para acessar a web, por exemplo, muitas pessoas dependem de legendas para entender o conteúdo de arquivos de áudio.

Pode ser necessário ativar uma legenda de um arquivo áudio, fornecer ao usuário imagens suplementares para entender o contexto do conteúdo ou ainda fornecer a opção de ajuste no volume do áudio.

Nesse contexto, são alguns exemplos de barreiras ao acessar o conteúdo de uma página:

  • ausência de legendas ou transcrições de áudio.
  • ausência de imagens suplementares relacionadas, como o conteúdo do texto, que poder ter lenta compreensão por pessoas que tem como primeira língua, a de sinais e não a que está escrita ou falada na página.
  • ausência de linguagem simples e clara.
Essas informações indicam que, no acesso à internet, por exemplo, vários são os recursos que precisam ser pensados no sentido de garantir o acesso a pessoas surdas às informações e aos recursos de interação.